Arraial de Fogo-de-Artifício


✩繁體✩ 简体 English 日本語

Fonte : Direcção dos Serviços de Turismo


O 29.° Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau (CIFAM) teve início esta noite (dia 1), com actuações de companhias pirotécnicas oriundas das Filipinas e da Coreia, que decorreram designadas ao tema “Harmonia das Cores Mágicas”. Cada noite de exibição de fogo-de-artifício será acompanhada do Arraial do Fogo-de-artifício 2018, numa organização conjunta da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) e da União Geral das Associações dos Moradores de Macau. A directora da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), Maria Helena de Senna Fernandes, presidiu à cerimónia de abertura do arraial, realizada ao final da tarde.


Noites de Macau coloridas pelas exibições de fogo-de-artifício

A edição deste ano do CIFAM conta uma vez mais com actuações de dez equipas, agendadas para os dias 1 (Filipinas e Coreia), 8 (Japão e Bélgica), 15 (França e Portugal) e 24 (Alemanha e Áustria) de Setembro e para o dia 1 de Outubro (Itália e China), que vão medir forças na zona ribeirinha em frente à Torre de Macau. Cada noite apresenta duas exibições, marcadas para as 21h00 e as 21h40, com uma duração de cerca de 18 minutos cada actuação.


As cinco noites de espectáculo de fogo-de-artifício decorrem designadas a diferentes temas: “Harmonia das Cores Mágicas”, “A Fantasia do Fogo-de-Artifício”, “Sonoridades do Céu”, “Uma Noite Cintilante de Luar de Outono” e “Celebração do Dia Nacional com Fogo-de-Artifício”. Cada exibição pirotécnica será sincronizada com música e efeitos laser, para elevar o resultado do tema das exibições, reforçar os elementos e o nível dos espectáculos. O canal chinês da Rádio Macau (FM100.7) transmitirá em directo a música que acompanha as exibições, e o canal chinês de televisão da TDM assegurará a transmissão em directo de cada um dos espectáculos piro-musicais.


CIFAM apresenta companhias pirotécnicas de topo em competição

As dez equipas participantes no CIFAM deste ano possuem uma rica experiência na realização de grandes exibições pirotécnicas multi-média, algumas produziram espectáculos pirotécnicos para grandes celebrações nacionais de diferentes países, e foram premiadas em vários concursos internacionais de fogo-de-artifício, prometendo espectáculos memoráveis para os residentes e visitantes. As companhias pirotécnicas oriundas da Coreia, Bélgica, França e China são uma estreia no CIFAM deste ano, e as companhias de Itália, Japão e Filipinas figuram entre os anteriores premiados do evento.


A companhia das Filipinas, Platinum Fireworks, Inc, obteve bons resultados em concursos de fogo-de-artifício na Austrália, Canadá, Filipinas, e em 2009 e 2010 foi terceira classificada no CIFAM. Em 2016, a companhia produziu uma exibição que ficou registada no Livro do Guinness pelo recorde da maior exibição pirotécnica realizada nas Filipinas.


Da Coreia vem a companhia Faseecom, que realizou uma exibição pirotécnica de grande envergadura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 em Pyeongchang, na Coreia, e acumula uma experiência de dezoito anos na produção de espectáculos para o Festival de Fogo-de-Artifício de Seul.


A companhia nipónica, Marutamaya Ogatsu Fireworks co.,Ltd, foi vencedora do CIFAM nas edições de 1993 e 2016, e realiza exibições em vários grandes eventos anuais de relevo no Japão.


Os belgas HC Pyrotechnics, apresentam-se também como fortes adversários, tendo vencido sucessivamente desde 2015 concursos pirotécnicos em França, Croácia, Polónia, Alemanha e no Mónaco.


A companhia pirotécnica francesa, Alpha Pyrotechnie, além de ter sido premiada em concursos de fogo-de-artifício em França e na República Checa, ao longo de 2017 produziu as exibições de fogo-de-artifício no parque temático Futuroscope (criado pelo renomado Cirque du Soleil), em França.


Os portugueses Grupo Luso Pirotecnia são anteriores vencedores de concursos de fogo-de-artifício no Canadá, República Checa, EUA, França e Alemanha, tendo produzido também o espectáculo pirotécnico do Campeonato do Mundo da FIFA de Sub-20 de 2011, em Bogotá, na Colômbia.


Potsdamer Feuerwerk Vertriebs GmbH, da Alemanha, realiza anualmente desde 2012 exibições pirotécnicas nas festividades do Aniversário do Porto de Hamburgo (considerado o maior festival portuário do mundo), atraindo centenas de milhares de espectadores.


Os austríacos FIREevent – Die Feuerwerker, venceram anteriormente concursos pirotécnicos na Rússia, Alemanha e Polónia, e são responsáveis pela realização do espectáculo anual de fogo-de-artifício de comemoração do Dia Nacional do Luxemburgo.


A companhia de Itália, PANZERA S.A.S. di Francesco Bauducco e C. foi premiada em concursos pirotécnicos em Malta, Omã, Croácia e Hong Kong, e produziu exibições de fogo-de-artifício para grandes festividades no Canadá e em França.


Liuyang New Year Fireworks Trading Co., Ltd, da China, obteve bons resultados em concursos pirotécnicos na China, Japão, Rússia e Filipinas, e foi responsável pela produção das exibições de fogo-de-artifício do 70º aniversário da fundação de Israel e durante a série de reuniões da APEC em Pequim.


Arraial divulga Cidade Criativa de Gastronomia com workshops de confecção artesanal

Este ano, a DST e a União Geral das Associações dos Moradores de Macau, voltam a apresentar o Arraial do Fogo-de-Artifício, com gastronomia, espectáculos e jogos, enriquecendo a atmosfera das noites de exibições pirotécnicas.


A abertura do arraial, decorrida ao final do dia de hoje (dia 1), contou entre os convidados de honra com a presença do secretário-geral adjunto e chefe do Departamento para os Assuntos Sociais do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, Huang Huagai, da directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, do vice-presidente da União Geral das Associações dos Moradores de Macau, Ip Chi Wo, e do vice-presidente do Conselho e presidente da Comissão Organizadora de Actividades da Associação Geral das Associações dos Moradores de Macau, Lei Cheok Kuan, entre outros.


Num discurso na ocasião, a directora da DST agradeceu o apoio dos operadores dos diferentes sectores e da população ao CIFAM - evento que ajuda a divulgar o nome de Macau. Com o CIFAM a caminho da trigésima edição, a DST espera poder continuar a lograr da cooperação de diferentes entidades e departamentos, para apresentar novas experiências aos residentes e visitantes, criando mais momentos inesquecíveis.


Para reforçar a divulgação de Macau como Cidade Criativa de Gastronomia e promover o Ano da Gastronomia de Macau, o Arraial de Fogo-de-Artifício deste ano realiza especialmente nas três primeiras noites de exibições pirotécnicas (nos dias 1, 8 e 15 de Setembro, das 19h30 às 21h30), demonstrações no local de confecção artesanal de “barba de dragão”, com workshops para pais e filhos aprenderem a fazer o doce, que se espera ter muita procura do público. Ao mesmo tempo, em todas as noites de exibições de fogo-de-artifício haverá tendinhas com venda de várias iguarias e bebidas, como miúdos de porco, bolinhas de peixe, galinha salgada estaladiça de Taiwan, lulas fritas, tortas japonesas, neve de coco, entre outras.


A edição do CIFAM deste ano conta ainda com quatro iniciativas relacionadas, que decorrem com o patrocínio da Wynn Resorts (Macau) S.A: Concurso de Fotografia, Concurso de Desenho para Estudantes, Concurso de Design do Troféu do CIFAM e, especialmente este ano, Concurso de Composição de Canção em preparação para o 30a edição do CIFAM.


Festival de Lanternas junta-se às festividades

A DST prossegue empenhada em encontrar oportunidades de colaboração com outros departamentos do governo, sector privado e associações, para criar sinergias que permitam elevar a adesão e envolvimento do público nas iniciativas organizadas. Para enriquecer o conteúdo do CIFAM, a DST apoia uma vez mais este ano entidades privadas na organização do 3º Festival Internacional de Lanternas de Macau, que a partir de hoje (dia 1) exibe na zona pedonal ribeirinha entre o One Central e o Wynn Macau dez esculturas de lanternas gigantes luminosas de arte contemporâneas sob o tema “Love is in the Air”, e a instalação artística interactiva com borboletas e flores gigantes denominada “Wynn Butterfly Story”. Simultaneamente, na zona de lazer Anim’Arte NAM VAN, estão instaladas lanternas com cenas rotativas, projecção de luzes e cadeiras luminosas, sob o tema “Tour & Play The Lantern”, em sintonia com o CIFAM, o Festival do Bolo Lunar e a semana dourada pelo 1 de Outubro, oferecendo aos residentes e visitantes um ambiente de arte e cultura para passeios de lazer.


29o Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício (Filipinas)

Primeira noite do Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício contou com exibições de companhias pirotécnicas das Filipinas e da Coreia (Filipinas)



29o Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício (Coreia)

Primeira noite do Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício contou com exibições de companhias pirotécnicas das Filipinas e da Coreia (Coreia)


Foto: Gabinete de Comunicação Social do Governo da RAEM 


Mais informações sobre o CIFAM e eventos relacionados em: http://fireworks.macaotourism.gov.mo/


Obrigado pela leitura, mais lembranças de Macau, presentes e informações de viagens, por favor, continue a navegar no site da Flashfly.



GO TOP